Em
tempos tão virais, um comentário negativo sobre a sua empresa, um tweet nervoso
de usuário insatisfeito ou uma review polêmica podem colocar em risco a imagem
de sua marca. Toda a democratização que a internet proporcionou fez com que a
percepção do hóspede se torne pública, é inevitável que um hotel hoje em dia não
receba uma reclamação ou elogio online.
Você
sabe como administrar a sua reputação online com sucesso? Descubra a seguir!
Esta
matéria busca apresentar de forma sucinta como responder para seus hóspedes/clientes
no TripAdvisor, Decolar, Booking ou nas pesquisas de satisfação. O
i9hotelaria apresenta também, estratégias de aperfeiçoamento de seu produto
hoteleiro através destas importantes dicas.
Veja
abaixo algumas dicas:
- Acompanhar esse tema muito de perto, é uma recomendação fundamental para você empreendedor hoteleiro, estar sempre apto a responder as percepções dos hóspedes. Escolha uma pessoa experiente com habilidades de comunicação e que seja um profissional empático ou seja, que sabe se colocar no lugar do cliente/hóspede e não ficando só do lado do equipamento de hospedagem.
- É importante que o hotel ao menos responda os comentários negativos, há estudos que apontam ,os futuros hóspedes sempre procuram verificar comentários nas redes sobre aquele determinado empreendimento de hospedagem. Muito das vezes o que faz a pessoa tomar decisões sobre o hotel A, B ou C, nem sempre é só os elogios, e sim a postura que o empreendimento teve com relação as respostas. O que o hotel não pode ficar é omisso, está omisso, está inserido dentro das redes, é muito pior do que se posicionar.
- Passar para a sua equipe, não apenas os comentários negativos, mais partilhar também os positivos. A equipe de hotelaria precisa desse feedback positivo dos hóspedes para se manterem motivadas dentro do ambiente organizacional.
- Quando se tiver um caso muito complexo, onde realmente algo inconcebível aconteceu, por exemplo: Uma barata aparecer na porta do apartamento, ou o banheiro apresentar odores, o enxoval esteja danificado, o seu colaborador foi grosseiro de fato com o hóspede. A dica é procurar falar diretamente com o cliente por telefone ou por e-mail, em hipótese alguma fique batendo boca com ele em canais de comunicação.
- Seja modesto e humilde. Se de fato o seu equipamento de hospedagem realmente não atende aquela expectativa, admita que você não tem como atender aquela expectativa daquele hóspede, é importante a gente saber usar a modéstia ao nosso favor, procure sempre ter humildade na hora de responder para o seu hóspede.
- Apurar os fatos antes de responder, verificar junto à equipe o que aconteceu de fato com o hóspede, e só depois entrar em contato e procurar sanar o ocorrido. Nunca, jamais responda no ímpeto, no ato da emoção.
- Anote as percepções negativas, afim de fazer dessas percepções negativas, algo de positivo no futuro sobre o seu hotel. Use essas informações no banco de dados para o próprio melhoramento do seu empreendimento.
Fonte: Sopa de Letrinhas, Marketing em Ação / Miriam Torres.
Fotos: "Banco de imagens do Google"
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